Craque é Craque – Samuel Eto’o

30 jul

O futebol africano é cheio de surpresas, velocidade, astúcia e jogadas agressivas, uma ofensividade que encanta muitos, principalmente quando traduzida no melhor jogador africano da atualidade: Samuel Eto’o(chupa Drogba!)

Foto: Soccer Player List

O camaronês Samuel Eto’o foi um sortudo na vida, convidado a jogar pelo Real Madrid, fez as malas e se mandou para a europa. Porém, inúmeros problemas burocráticos fizeram que com Eto’o não consiguisse jogar e fosse dispensado pelo clube merengue, azar o deles.

No Real Mallorca, seu estilo de atacante agressivo e vertical, sempre jogando para frente e buscando o gol fizeram com que o jogador se consagrasse, o presidente do clube chegou até a dizer “Eu duvido que exista qualquer outro jogador no mundo que iria agradar aos fãs mais neste momento”.

Eto’o deixou o Mallorca com 54 gols nas costas e o título de maior artilheiro da história do clube. Em uma negociação de 24 milhões de euros, foi para o Barcelona em 2004, jogar em um time que juntou Xavi, Deco, Ronaldinho Gaúcho e Samuel Eto’o.

Foto: Sporty Desktops

Ao longo de cinco temporadas pelo Barça, foi um dos principais responsáveis pela equipe azul-grená virar a melhor do mundo. 130 gols em 203 jogos, média de 0,64 por partida. 3 campeonatos espanhóis, 1 como artilheiro e 2 Champions Leagues, fora outros títulos.

Um adendo, acho que Eto’o foi dismerecido nessa época, por vezes poderia ter sido eleito o melhor do mundo, não foi nem candidato, resolvia inúmeras partidas pelo Barça e toda a glória ia para Ronaldinho Gaúcho. Injustiça!

Injustiça que foi maior ainda com a briga que teve com o técnico Pepe Guardiola e Eto’o foi parar na Internazionale de Milão numa troca por Ibrahimovic mais 45 milhões de euros. A transação mais ridículo da história, Eto’o é MUITO, mas MUITO melhor do que Ibra, o que se confirmou nas temporadas seguintes.

Foto: Sporty Desktops

Conquistou a tríplice coroa com o time de milão: Champions League, desclassificando o Barcelona, mais a Copa da Itália e o Campeonato Italiano. Foi também campeão mundial e melhor jogador do torneio.

Já são 49 gols em 95 jogos! O capitão da seleção brasileira e companheiro de time Lúcio o definiu como “um atacante fenomenal, rápido, habilidoso, inteligente e letal, um dos melhores com quem já joguei, sem dúvida alguma”.

Também não tenho dúvida que Eto’o é um dos melhores atacantes do mundo, não adianta chorar, o Brasil não tem um avante desse nível.

E, para fechar com chave de ouro, que tal ver os 37 gols que ele marcou na última temporada? Prato cheio para quem gosta de futebol bem jogado. Eto’o é Matador com “M” maiúsculo, um dos meus jogadores preferidos de todos os tempos, com certeza!

No último Craque é Craque – Diego Forlán

Não esqueça de seguir a gente no twitter ou de olhar os outros posts

Anúncios

4 Respostas to “Craque é Craque – Samuel Eto’o”

  1. jaelson garcia. 08/03/2011 às 12:42 PM #

    Muito boa essa materia!!! sem sombra de duvida samuel eto’o é o CARA.

  2. Luiz Lima 04/05/2012 às 3:09 PM #

    Eto’o é sem dúvida um grande atacante, habilidoso, rápido, decisivo. Porém, pelo que vi na matéria acima, a imparcialidade do autor, com certeza fã desse jogador, é exagerada. Samuel Eto’o não é melhor que Ibrahimovic, nunca. Ele não mereceu ser melhor do mundo. E sim, foi, em 2005, um dos candidatos a Bola de Ouro, se consagrando como o terceiro melhor do planeta, e mais que merecido. Quando disse que as glórias iam todas para o Ronaldinho, é verdade. E ele mereceu esse título. A mudança de estilo de jogo, capacidade ofensiva, habilidade e decisão do Barça se deve a R10, o diferencial na época. Claro que Eto’o, Deco, Xavi, Giuly, Messi, Rafael Marquez, Puyol, e outros também tiveram grande contribuição, e ninguém discorda disso. Quanto à comparação a Ibra, olhe a média de gols, os títulos. O sueco foi campeão italiano em todos os anos que disputou o torneio. Muitas vezes considerado o melhor jogador. Atualmente, é, sem dúvida o melhor centro-avante do Mundo. Eto’o, foi, também, um dia, o melhor atacante mundial, melhor que Ibrahimovic. Porém, a troca proposta pelo Barça não foi falha, Ibra já era melhor naquela época (e é muito melhor hoje), pena que não vingou na Catalunha.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Craque é Craque – Franz Beckenbauer « - 08/06/2011

    […] No último Craque é Craque – Samuel Eto’o […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: