Rabiscou! Seu apelido é sinônimo de Rabisco

4 jul

Quando criança eu recebi um apelido que não gostava, achava muito pejorativo, pois as crianças que o proferiam, o diziam com um tom muito maldoso.

Esse mesmo apelido fora me dado em idade tenra, acredito que aos 6 ou 7 anos de idade, e apontava diretamente as pernas tortas que tinha e que foram se endireitando com o uso diário de botas ortopédicas.

Utilizava também uma espécie de prótese plástica nas pernas, que tinha sua finalidade bem parecida ao de um aparelho odontológico, e ajudava manter minha perna reta.

O apelido que recebi dessas crianças, o Sr. Manoel Francisco dos Santos também recebera, e pelos mesmos motivos, as pernas.

Manoel ainda fora discriminado por ser negro, pobre, chamado de bêbado, de aleijado, dentre outras coisas ruins; que não servia para o desporto e muito menos para o futebol; ser craque, mago, lenda ou mito.

Manoel foi contra os “conselhos” e “avisos” recebidos, tornou-se sinônimo da arte do drible e em ludibriar os adversários.

Em uma espécie de convenção, quem ousasse seguir sua arte, seu apelido também o receberia.

Manoel nasceu no ano de 1933 e morrera no ano de meu nascimento, 1983, confesso que não pude vê-lo jogar, mas meu pai sempre me disse que ele era o cara quando o assunto era bagunçar com o time adversário, driblador de nascimento, rabiscador nato, sim, rabiscador.

Fica hoje então nossa pequena homenagem ao Sr. Manoel e um breve vídeo nos mostrando sua característica maior , “O RABISCO”, que muitos jogadores de hoje tentam fazê-lo.

Ah, meu apelido na infância era Garrincha.

Deixe um comentário

