Craque é Craque – Diego Maradona

25 jun

Copa América chegando, rivalidade pegando e a Argentina borbulhando na cabeça dos brasileiros, então que tal lembrar do maior jogador da história da Argentina: Diego Armando Maradona.

Foto: QuartoArbítro

O canhoto EL Pibe, como é chamado, é amplamente considerado um dos maiores, mais famosos e mais polêmicos jogadores do XX. Reunia inteligência, vontade e um talento monstruoso, com dribles, habilidade para mudar drasticamente sua velocidade e dar giros surpreendentes.

Enquanto jogador, Maradona foi reverenciado como uma divindade em seu país natal, sendo criada inclusive uma igreja dedicada a ele.

Seu maior título foi a Copa do Mundo de 86, também trouxe o Napoli de volta aos holofotes com 2 títulos italianos na década de 90, jogando ao lado do cabeludo Careca.

A carreira de Maradona, porém, foi cercada de controvérsias, que não se limitaram aos gramados. As maiores delas foram relacionadas ao seu envolvimento com drogas, um vício que acabou por arruiná-lo nos gramados e que por algum tempo o deformou fisicamente.

Teve também dois filhos fora do casamento que não reconheceu como seus. Rotineiramente faz declarações contra os bastidores da FIFA, principalmente aos dirigentes João Havelange, Josepp Blatter, Michel Platini, Franz Beckenbauer, além de Pelé. Também tem um histórico de atritos com imprensas, incluindo a de seu próprio país.

O jogador começou a carreira no Argentinos Juniors, clube cujo estádio hoje leva o nome de Diego Armando Maradona, consagrou-se no Boca Juniors, passou pelo Barcelona, Napoli e encerrou a carreira de jogador no Boca.

Como treinador, não foi o único técnico de seleção sem experiência(Alô Dunga!) e não conseguiu levar a seleção argentina longe no mundial.

Fica a memória de um craque e um aposentado fanfarrão e simpático, El Pibe, o gordinho canhoto Maradona!

No último Craque é Craque – Edmundo, o Animal

Não esqueça de seguir a gente no twitter ou de olhar os outros posts

Uma resposta to “Craque é Craque – Diego Maradona”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Craque é Craque – São Marcos « - 07/02/2011

    […] No último Craque é Craque – Diego Maradona […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: